Barra de São Miguel

Barra de São Miguel é um município brasileiro localizado no litoral sul do Estado de Alagoas, a pouco mais de 33km da capital, Maceió, divisa a norte com o município de Marechal Deodoro e ao sul com o município de Roteiro. Seus principais atrativos turísticos são suas praias paradisíacas de areia fina e águas cristalinas, onde formam-se belas piscinas naturais entre os corais de recifes. Uma das maiores formações de corais está localizada na praia de Barra de São Miguel, paralela a costa e formando uma das maiores piscinas naturais do município. Destacamos também sua boa infra-estrutura com hotéis e restaurantes de grande qualidade, triplicando sua população nas altas temporadas.

HISTÓRIA

No princípio o território que hoje ocupa o município de Barra de São Miguel esteve ocupado até o século XVI pelos índios Caetés, que encontraram nesta zona um lugar perfeito para se instalarem, com ricas terras para o cultivo da agricultura, situadas às margens do Oceano Atlântico e cheias de frondosas vegetações.

Em 1501, Américo Vespúcio em sua primeira expedição ao Brasil descobriu esta zona. Devido a sua privilegiada situação, o lugar transformou-se em um núcleo de pescadores, onde a pesca era a principal atividade.

Um dos acontecimentos históricos mais relevantes ocorreu a princípios do século XVI, quando a tribo de índios Caetés, famosos canibais, devoraram o Bispo Don Pedro Fernandez Sardinha, chegado de Portugal para catequizar toda a região. Em sua longa viagem transportou a imagem de Nossa Senhora de Santana, que foi encontrada pelos habitantes da zona no lugar de sua morte, a partir desse momento nomearam Nossa Senhora de Santana padroeira da cidade.

A meados do século XX, Barra de São Miguel constituiu-se como município independente, desvinculando-se do município de São Miguel dos Campos ao que havia pertencido desde suas origens.

Na atualidade Barra de São Miguel é um dos lugares turísticos mais visitados do Estado de Alagoas, graças a sua beleza natural com praias de areia fina, águas cristalinas de agradável temperatura e ilhotas povoadas de extensas vegetações, torna-se o lugar ideal para os turistas.

Além disso, é conhecida pelos numerosos campeonatos de diferentes modalidades esportivas que realizam-se durante todo o ano, Pesca de arremesso, Enduro de motos e jeep, Nordestino de surf, Mountain Bike, sem esquecer do Carnaval, o Festival de Música e as diferentes Festas Religiosas onde destacamos a festa de Santana dedicada a sua padroeira Nossa Senhora de Santana realizada em julho.

PASSEIOS

Carnaval O Carnaval de Barra de São Miguel é a festa mais multitudinária que acontece no município, conhecida em toda a região por ser a preferida dos jovens. Ao longo de todos os dias de celebração são realizadas inúmeras atividades, desde a eleição da rainha do carnaval até os concursos aquáticos e vários shows musicais, todas acompanhadas das típicas orquestras de frevo que animam a população em seus desfiles diários pelas ruas da cidade. As noites são famosas, cheias de alegrias e diversão, onde a dança e a música estão presentes até altas horas. Igreja de Santana – Barra de São Miguel – A Igreja de Santana foi construída nos primeiros anos do século XX, graças as doações da população. No seu interior está guardada a imagem de Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade. Rio Niquim O Rio Niquim desemboca no Oceano Atlântico, às margens da praia de Niquim, formando uma bela e grande enseada com exuberantes praias e ilhas cobertas de mangues. É um lugar bastante frequentado pelos banhistas e nas suas proximidades destacamos a Lagoa Niquim. Lagoa Niquim As águas da Lagoa de Niquim foram consideradas de grande poder medicinal pelos nativos. São típicos os passeios em barco nesta lagoa. Passeios Outro dos numerosos atrativos turísticos de Barra de São Miguel são os passeios em barco e jangadas até a Praia do Gunga e a Lagoa do Roteiro, localizadas no município vizinho de Roteiro, visitando as diferentes ilhotas e mangues que encontramos no seu recorrido. Barra de São Miguel A Praia de Barra de São Miguel é uma praia urbana, com areia branca e águas tranquilas de cor azul esverdeado, uma das mais frequentadas do sul de Alagoas. Destaca-se pela extensa barreira de recifes de corais, está localizada paralela à costa, a poucos metros das margens, formando nas marés baixas uma espetacular piscina natural, onde o banho e o mergulho são os esportes mais praticados. Sua parte norte é frequentada pelos amantes do surf, devido a boa qualidade de suas ondas

PRAIAS

O litoral do município de Barra de São Miguel caracteriza-se pelas suas belas praias, que formam uma belíssima paisagem paradisíaca de grande encanto para os turístas. São o principal pedido turístico de um dos lugares mais visitados do sul de Alagoas. Merece especial destaque a Praia de Barra de São Miguel, a mais urbana e frequentada pelos turístas que visitam o município.

Praia do Gunga uma das praias mais bonitas do Brasil, particular a praia recebe turistas de todo o mundo com acesso regulado. Imenso coqueiral e visual paradisíaco
Praia do Meio A Praia do Meio é uma praia de areia fina e branca com águas transparentes. É uma das praias onde o surf é um dos esportes mais praticados, sem esquecer do mergulho.
Praia de Porto de Vaca Praia com piscinas naturais e recifes de corais, perfeita para os amantes do submarinismo e da pesca.
Praia Niquim A praia Niquim está localizada na desembocadura do rio Niquim. De areia fina e clara, águas cristalinas ideais para o mergulho.
Praia Bonita A Praia Bonita também possui uma extrema beleza como indica seu próprio nome, com águas limpidas e cristalinas perfeitas para a prática do submarinismo
Praia das Conchas A praia das Conchas é uma praia de areia fina e branca, com águas transparentes de agradável temperatura, ideais para o banho e o mergulho.
Praia da Atalaia Praia de areia branca e águas cristalinas